Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036
Abstract
RODRIGUES, Cláudia M. Cruz; RIBEIRO, José Luis Duarte; CORTIMIGLIA, Marcelo and BUNDCHEN, Cristiane. Uma proposta de instrumento para avaliação da educação a distância. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2014, vol.22, n.83, pp.321-353. ISSN 0104-4036.
Este artigo propõe um instrumento de avaliação para a educação a distância, e relata a sua aplicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo a fim de testar o pré-instrumento de avaliação proposto junto aos alunos do Curso de Pedagogia a distância e a sua validação junto à amostra considerada. O instrumento proposto possui 67 itens que permitem avaliar as dimensões: (i) corpo docente, corpo de tutores e coordenação; (ii) organização didático-pedagógica e; (iii) instalações físicas. O alfa de Cronbach do instrumento foi de 0,982, o que indica alta consistência interna, oportunizando a validação do instrumento. No total, 165 alunos participaram da pesquisa. Dada a generalidade do instrumento proposto, conclui-se que o mesmo pode ser aplicado para a avaliação da educação a distância ofertada por qualquer tipo de Instituição, seja de natureza pública ou privada.
Keywords : Educação Superior; Educação a Distância; Instrumento de Avaliação.