Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465
Abstract
TENA, Rosalía Romero; GUTIERREZ, María Puig and CEJUDO, Maria del Carmen Llorente. Avaliação de hábitos domésticos de crianças menores de seis anos quanto ao uso de tecnologia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.340-362. Epub June 14, 2019. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701752.
Pais, professores e pesquisadores se preocupam em como o mundo digital e tecnológico afeta crianças entre 0 e 6 anos de idade em casa. O objetivo deste estudo é mostrar o uso que as crianças fazem da tecnologia, as características de seu uso e a relação que elas estabelecem com estas, assim como descobrir se há regras para esse uso e quem as determina. Foi usada uma metodologia quantitativa-qualitativa com aplicação de questionários sobre o uso de tecnologia em casa, entrevistas semiestruturadas e análise do Early Childhood Education Assemblies (ECEA), os quais reproduzem resultados significantes. Por exemplo: apesar da rápida incorporação de tablets e videogames, a televisão é ainda o instrumento favorito da população infantil, seguida de perto por telefones celulares. Resultados indicam que as crianças gastam, em média, 92 minutos por dia vendo TV. Além disso, 92% deles têm um tablet, e gastam, em média, 60 minutos por dia usando computador ou tablet. Pode-se concluir que, aos dois anos, as crianças começam a usar tecnologias da informação e comunicação.
Keywords : Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação na primeira infancia; Hábitos familiares; Influência da tecnologia.