SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue117The (re)interpretation and implementation of educational citizenship policies by teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

ARAUJO, Maria de Lourdes Haywanon Santos; OLIVEIRA, Hérica Luar da Silva  and  SANTOS, Ana Clara Almeida dos. Avaliação educacional: um olhar sobre a produção acadêmica na revista Ensaio (2009–2020). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.117, pp.871-896.  Epub Nov 09, 2022. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003662.

O artigo aborda o estado da arte em Avaliação Educacional, por meio do mapeamento das publicações da revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, dando continuidade e ampliando pesquisas sobre a temática. Dos 495 artigos publicados, de 2009 a 2020, foram selecionados 133 referentes à Avaliação Educacional e classificados de acordo com o nível de Ensino, categoria temática, país de origem, região, instituição e agência de fomento a que a pesquisa e/ou autores estão vinculados. Certificou-se que a revista é substancialmente brasileira, com publicações que tratam, em sua maioria, de Aspectos Gerais da Avaliação e da Avaliação de Programas, Projetos e Políticas Públicas. Foi constatada uma queda das publicações sobre Avaliação Educacional no período pesquisado, e, proporcionalmente, ao total de publicações no periódico, especialmente após 2016, o que coincide com a redução de investimentos em Educação no país, em especial os referentes a programas e projetos para a Educação Básica e para o Ensino Superior.

Keywords : Avaliação Educacional; Revista Ensaio; Políticas Públicas Educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )