Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465
Abstract
VICENTE, María Eugenia. Contribuições para ampliar a visão no desenho de políticas públicas de juventude, Educação e trabalho na América Latina. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.117, pp.960-978. Epub Nov 09, 2022. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-403620220003002816.
O objetivo principal do artigo é enriquecer os conceitos dos diagnósticos para o desenho de políticas públicas de juventude. A metodologia é qualitativa, voltada para o aprofundamento de ideias e conceitos, por meio da estratégia de análise de conteúdo. Nesse caso, busca-se analisar e aprofundar conceitualmente a concepção de juventude, Educação e trabalho, tomando como base o “Relatório de Perspectivas Econômicas da América Latina (OCDE/CAF/Cepal)”. Conclui-se que os conhecimentos reduzidos a competências, as propostas de formação reduzidas a programas de treinamento e a vida sócio-econômica reduzida ao ajuste entre a oferta e a demanda do mercado; são postos em discussão por meio de visões sobre políticas públicas de juventude integral ancoradas nos direitos dos jovens como cidadão, coletivo dinâmico e heterogêneo.
Keywords : Educação e Trabalho; Juventude e Educação; Políticas Públicas; América Latina.