Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465
Abstract
VAZQUEZ, Jaime Moreles; GARCIA, Sara Aliria Jiménez and CANAN, Silvia Regina. A política de internacionalização do Ensino Superior. Efeitos, lacunas e assimetrias persistentes. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.117, pp.1047-1068. Epub Nov 09, 2022. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-403620220003002939.
O artigo discute a política de internacionalização do Ensino Superior e alguns dos seus efeitos. Utilizamos a análise documental para revisar a maneira como as universidades assumiram a política, analisando os documentos normativos, os relatórios institucionais que mostram seus principais resultados e os aspectos que são medidos no ranking das universidades sobre o assunto. Entre os achados mais significativos do trabalho realizado, estão as lacunas existentes entre a concepção da política adotada no discurso institucional e a maneira como tal política transcende e se forma nos indicadores que medem sua eficácia. Além disso, a revisão dos indicadores de internacionalização mostra a persistência de assimetrias entre instituições de ensino superior em regiões mais e menos industrializadas. O trabalho se deriva das atividades do projeto do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas do Ensino Superior (Giepes), sobre a internacionalização do Ensino Superior.
Keywords : Internacionalização; Educação Superior; Lacunas; Classificação da universidade.