Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465
Abstract
MELLO, Sidney L. M.; MEIRINO, Marcelo J.; LEAL FILHO, Walter and SAMPAIO, Thaís N. da R.. Promover a inclusão e a equidade no Ensino Superior: este é o papel da Educação a Distância no Brasil?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.118, e0233736. Epub Sep 29, 2022. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003736.
Esse estudo tem como objetivo investigar como as matrículas alcançaram um rápido aumento na Educação Superior a Distância no Brasil e considerar se, de fato, promove inclusão, equidade e qualidade, conforme orientado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) e o Plano Brasileiro de Educação (PNE). Os procedimentos metodológicos foram baseados em pesquisa documental. Para essa análise, três objetivos da educação superior foram investigados: acesso, qualidade e equidade com base em variáveis como matrículas, estrutura regulatória, avaliação da qualidade, custo da educação, renda do aluno, gênero e etnia. A análise mostrou um aumento nas matrículas no Ensino Superior (ES) na última década, principalmente no ensino a distância. Esse crescimento foi acompanhado por uma maior inclusão e equidade na ES. Mas, há problemas na quantidade e no conteúdo dos cursos e na concentração das matrículas em poucas instituições privadas com fins lucrativos, que afetam a qualidade do ensino. Esse artigo fornece uma visão única: se o ensino superior a distância promove a inclusão e a equidade na Educação Superior no Brasil e se tem sido valioso nas políticas públicas.
Keywords : Desenvolvimento Sustentável; Ensino Superior Brasileiro; Ensino a Distância; SDG 4; Massificação da Educação Superior.