SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue123Evaluation of public policies: an analysis of academic articles stored in the e-Aval databaseManagerialist policies in educational management in the context of an educational quasi-market: manage change or change management? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

VERAKSA, Aleksander; SA, Susana Emília Oliveira e; GOMES, Candido Alberto  and  SOUSA, Carlos Ângelo de Meneses. Como homens e mulheres reagiram à educação remota durante a pandemia? Os casos de Portugal e Rússia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.123, e0244315.  Epub Apr 19, 2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204315.

Pesquisadores de quatro países efetuaram uma pesquisa comparada com estudantes de nível superior sobre a sua experiência de Educação remota na Covid-19 e seu retorno à Educação presencial. Fundamentada em outras investigações sobre o assunto, aplicaram-se questionários auto respondíveis a amostras de conveniência. Aqui se destacam os resultados quanto ao gênero em Portugal e na Rússia. Apesar das grandes diferenças, as verificações apontam para a predominância numérica das mulheres e suas atitudes mais positivas em face da Educação remota. Na análise fatorial, três fatores convergem para explicar a maior parte da variância: 1. Atitude positiva em relação à Educação remota, 2. Problemas técnicos, psicológicos e educacionais, 3. Atitude positiva ante a retomada da educação presencial. Embora as mulheres tenham maior acesso à Educação Superior, alcançam menores conquistas ocupacionais e de renda que os homens.

Keywords : Educação Superior; Pandemia; Educação remota; Gênero; Direitos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )