SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue123Researching one’s teaching practices in higher education: Research at the service of teachingSchooling inequality on standardized test scores and extended journey: an analysis of Pernambuco (Brazil) high school public system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

AMBER, Diana  and  ALVES, Natália. Estudo biográfico-narrativo das experiências universitárias na vida adulta. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.123, e0244198.  Epub May 03, 2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204198.

O objectivo deste estudo é compreender os factores profissionais, sociais e pessoais envolvidos na experiência universitária dos estudantes adultos da Universidade de Lisboa. Metodologicamente, é realizado um estudo de vários casos através de uma análise narrativa biográfica da experiência académica de nove estudantes com mais de 23 anos de idade. A fim de compreender a genealogia do contexto que envolve o estudo, são consideradas três vertentes contextuais (peritos e pessoas envolvidas, material documental e informação de observação). Os resultados mostram uma narrativa polifónica que enfatiza as estratégias e recursos mobilizados pelos informadores para alcançar os seus objectivos académicos e ultrapassar obstáculos. As conclusões sublinham o valor da idade nos processos formativos como catalisador da aprendizagem experimental, o que facilita a compreensão dos conceitos e a sua aplicação a situações reais anteriormente vividas por aprendentes adultos.

Keywords : Ensino Superior; Estudante; Adulto; Idade; Investigação Biográfica-narrativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )