SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue123Schooling inequality on standardized test scores and extended journey: an analysis of Pernambuco (Brazil) high school public systemEducation reform and the law: An elusive partnership author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

PAZ-MALDONADO, Eddy; TREJOS, Zarelly Sibaja; CARVAJAL, Viviana Berrocal  and  GASPARICO, Ligia Oviedo. Inclusão educativa de estudantes com deficiência nas universidades públicas da América Central e das Caraíbas. Perspectiva de diferentes profissionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.123, e0244291.  Epub May 03, 2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204291.

Este artigo apresenta um estudo de investigação sobre a inclusão educativa de estudantes com deficiência que frequentam regularmente universidades públicas na região da América Central e das Caraíbas. O estudo faz parte de um projeto mais amplo que procura gerar apoio a este grupo no ensino superior. Foi utilizada uma abordagem qualitativa com um desenho descritivo exploratório. Participaram no estudo dez diretores acadêmicos, coordenadores, membros de organismos universitários para estudantes com deficiência e professores. Os resultados mostram que muitos estabelecimentos de Ensino introduziram políticas institucionais nos últimos anos. Além disso, os programas de assistência aos estudantes representam um dos mecanismos de apoio mais importantes. Por último, os participantes referiram que a falta de recursos financeiros, a escassez de pessoal formado e a falta de formação de professores nesta matéria são os principais obstáculos à criação de ambientes educativos inclusivos.

Keywords : Acesso à Educação; Caraíbas; América Central; Ensino Superior; Política de Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )