SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Presentation - Teaching: between processes of objectification and subjectivation of subjects and knowledgeCurriculum, Government and Society: the secondary school education and the formation of social subjets in Colombia (1956 - 2015) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

PEREIRA, Talita Vidal  and  REIS, Matheus Saldanha do Amaral. Limites democráticos de um projeto de formação comum a todos. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e85861.  Epub Nov 28, 2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.85861.

A escrita deste texto1 é mobilizada pelo incômodo causado por aquilo que se argumenta ser a “naturalização” da ideia de comum, presente nas teorias e nas políticas curriculares. É a partir desse incômodo que se propõe refletir sobre as significações de sujeito e, consequentemente, definições de conhecimento que têm sido mobilizadas nas teorias e nas políticas curriculares. Assumindo uma postura desconstrutiva derridiana, problematiza-se as pretensões democráticas de discursos que projetam a formação de identidades comuns preenchidas por conhecimentos significados como universais. Desenvolve-se argumentos sustentados nas contribuições da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, em interlocução com reflexões produzidas por Jacques Derrida na crítica que o filósofo faz ao logocentrismo. Sem a pretensão de oferecer verdades definitivas, este texto configura-se como um convite para que se possa refletir sobre a necessidade de desestabilizar as normas e expor seus limites, desconstruindo os frágeis pilares de estruturas que sustentam as pretensões democráticas de projetos de formação comum. Aposta-se na potencial hiperpolitização da luta social, que se abre com a apropriação das contribuições teóricas apresentadas neste texto.

Keywords : Pós-fundacionalismo; Comum; Sujeito; Conhecimento; Democracia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )