SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26A arte de endurecer “miolos moles e cérebros brandos”: a racionalidade médico-higiênica e a construção social da infânciaTransposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

MARTINS, João Batista. Contribuições epistemológicas da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.26, pp.85-94. ISSN 1413-2478.

Apresenta as contribuições da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais enfatizando os aspectos epistemológicos que ela contempla. Nesse sentido discute-se o momento histórico em que a noção de multirreferencialidade é estruturada e, em seguida, alguns conceitos utilizados que recolocam algumas questões epistemológicas inerentes ao processo de conhecimento acerca dos fenômenos sociais e, mais especificamente, aqueles concernentes à educação.

Keywords : Multirreferencialidade; Educação; Epistemologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )