SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue37O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a históriaRelação com o saber na aprendizagem matemática: uma contribuição para a reflexão didática sobre as práticas educativas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

FREITAS, Maria Teresa Menezes  and  FIORENTINI, Dario. Desafios e potencialidades da escrita na formação docente em matemática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.37, pp.138-149. ISSN 1413-2478.

Esse estudo teve como objetivo investigar como futuros professores da licenciatura respondem à experiência de uma disciplina de formação matemática que privilegia o registro escrito discursivo e reflexivo. A pesquisa foi orientada pelas questões: que contribuições a inserção de diferentes formas de comunicação, especialmente a escrita, em uma disciplina de geometria, traz à formação e ao desenvolvimento profissional do futuro professor? Como acontece, nesse processo, a constituição da identidade profissional? A investigação narrativa foi eleita como método de pesquisa, contando com registros etnográficos, entrevistas, relatórios e mensagens pela internet. Subsidiada teoricamente pelos estudos histórico-culturais, a aproximação do movimento de formação dos alunos/professores iniciou-se em 2003, prolongando-se até 2005. O texto traz uma das narrativas de formação, evidenciando aspectos importantes da presença da escrita na constituição pessoal e profissional do professor.

Keywords : Formação de Professores de Matemática; Narrativas de Formação; Escrita na Formação Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )