SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue69THE IDENTITY CONSTRUCTION IN PHYSICAL EDUCATION CLASSESPLAYING AND TAKING RISKS: ANALYSIS OF RISKY PLAY PERCEPTIONS IN A GROUP OF EARLY CHILDHOOD TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ALMEIDA, Luana Costa. As desigualdades e o trabalho das escolas: problematizando a relação entre desempenho e localização socioespacial. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.69, pp.361-384. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226919.

Circunscrito às preocupações acerca do trabalho das escolas, o presente artigo se propõe a olhar o fenômeno escolar a partir da relação entre o desempenho escolar dos estudantes e o entorno social das escolas. A fim de compreender como diferentes desempenhos escolares se relacionam com a localização socioespacial das escolas, tomou-se por objeto de pesquisa quatro escolas municipais de Campinas/SP: duas escolas de mesmo desempenho em zonas de vulnerabilidade social diferentes e duas escolas de desempenhos diferentes em mesma zona de vulnerabilidade social. O objetivo principal é entender a relação delas com seu entorno social na visão dos sujeitos envolvidos. A organização e análise dos dados revelaram que, sob a proxy nível socioeconômico, há vários aspectos externos que não apenas influenciam a criança antes do processo de escolarização, compondo sua proficiência inicial, como continuam a influenciá-la durante todo o período em que frequenta a escola.

Keywords : entorno social; avaliação escolar; qualidade educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )