SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Supervised internship and the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: two faces of the same coin?Quality indicators in education: discriminant analysis of the performances in Prova Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FREIRE, Luiz Gustavo Lima  and  DUARTE, António Manuel. Aprendizagem autorregulada do desenho artístico em estudantes universitários. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240004.  Epub Feb 25, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240004.

Este estudo teve como objetivo verificar a possível existência de duas formas de aprendizagem do desenho artístico: hetero e autorregulada. Pretendeu-se ainda explorar as estratégias de autorregulação possivelmente utilizadas para esse fim. Foram assim entrevistados dezesseis estudantes universitários de uma disciplina de desenho, com base em um roteiro. As respostas, submetidas a uma análise de conteúdo temática, evidenciaram, para além de uma representação indefinida sobre as estratégias que se utilizam, a existência de uma aprendizagem do desenho tanto heterorregulada como autorregulada, que por sua vez envolve uma diversidade de estratégias (Autoavaliação; Organização e transformação; Planificação e formulação de metas; Busca de informação; Supervisão e tomada de registros; Estruturação do ambiente; Revisão e memorização; Procura de assistência; Autocontrole).

Keywords : aprendizagem; arte; autorregulação; desenho; estratégias de aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )