SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Specific terminality for students with deficiency in higher education: practices (to be) implemented?Challenges and learnings of the systematization of popular education experiences. The case of the Tunjuelo popular Pre-University in Bogota author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

RIVERO, Andréa Simões  and  ROCHA, Eloísa Acires Candal. A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240063.  Epub Nov 25, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240063.

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o brincar e a constituição social das crianças no campo de educação infantil, no que tange a contextos familiares. Procurou-se desvendar as relações intersubjetivas e societárias, bem como os repertórios culturais apropriados pelas crianças. O trabalho fundamentou-se nos construtos teóricos dos estudos sociais da infância, predominantemente na sociologia da infância, e sob uma perspectiva etnográfica e participativa as crianças foram consideradas as principais informantes. A pesquisa reafirma o brincar como uma atividade de confronto intercultural, em que as crianças constroem enredos complexos, misturam e combinam elementos diversos, provenientes das relações que estabelecem no contexto familiar e de educação infantil, no âmbito do contexto local e da cultura mais ampla.

Keywords : brincadeira; constituição social; educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )