SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24YOUTH AND ADULT EDUCATION RESEARCH: MEMORIES AND ACTIONS ON BUILDING THE RIGHT TO EDUCATION FOR ALLANPED BULLETINS: THE POSSIBILITIES OF PROBLEMATIZING EDUCATIONAL ISSUES BEYOND ACADEMIC SPACES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel  and  MARTINS, Maria de Fátima Almeida. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240051.  Epub Oct 09, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051.

Este texto objetiva discutir a produção do conhecimento no âmbito das licenciaturas em Educação do Campo buscando compreender sua contribuição para ampliar e fortalecer os princípios, conceitos e práticas articulados pelo Movimento da Educação do Campo. Os dados foram obtidos no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Plataforma de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e em trabalhos acadêmicos já publicados. O conjunto da produção indica a presença de pesquisas desenvolvidas em todas as regiões do país, abordando temáticas que tratam tanto das especificidades da formação docente ofertada por esses cursos aos sujeitos camponeses quanto de questões relacionadas à formação e prática docente como um todo. Para concluir, demonstra-se que esse formato vem contribuindo para o diálogo entre a educação pública sem perder a especificidade demandada pela educação do campo.

Keywords : produção do conhecimento; educação do campo; licenciatura em Educação do Campo; educação pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )