SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24KNOWLEDGE PRODUCTION IN THE DEGREE COURSE OF EDUCATION FOR RURAL AREAS: CHALLENGES AND POSSIBILITIES FOR STRENGTHENING EDUCATION FOR RURAL AREAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FERREIRA, Helena Maria; LIMA, Francine de Paulo Martins  and  VILLARTA-NEDER, Marco Antonio. Boletins da ANPEd: das possibilidades de problematização das questões educacionais para além dos espaços acadêmicos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240052.  Epub Oct 08, 2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240052.

O presente artigo busca caracterizar o papel de boletins publicados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) para a qualificação do debate em educação. Para tal, elegemos como objeto de análise 10 boletins publicados pela ANPEd nos anos 2018 e 2019. Foi possível constatar que a associação demonstra, na organização dos boletins, um enfrentamento ético e político às questões que dizem respeito ao contexto da educação brasileira. Nesse posicionamento, enquanto ato pelo qual se responsabiliza perante a educação brasileira, os boletins configuram-se em uma abordagem que, por meio de enunciados que dialogam com saberes, práticas e dizeres, ultrapassa a dimensão de divulgar e/ou informar. Isso representa uma concepção do fazer acadêmico como um compromisso indissociável entre a produção de saberes especializados, o diálogo desses saberes com outros saberes produzidos e circulantes no interior da sociedade e as fronteiras, no âmbito educacional, entre o conhecer e o agir.

Keywords : boletim da ANPEd; movimentos; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )