SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27DIGITAL CULTURE, TEACHING WORK IMAGINARY AND TEACHING PROFESSIONALIZATION: THE RITA SERIESPublic instruction in Brazilian and Portuguese constituent assemblies (1820-1823): a rarefaction of the possibilities of being author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MESQUITA, Delma Lúcia de. Cidadania desde a infância e educação para a democracia: da negação da fala à perspectiva de fortalecimento da voz da criança. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270066.  Epub July 27, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270066.

O objetivo deste artigo é analisar os pressupostos teóricos que fundamentam a promoção da cidadania desde a infância, na educação escolar, como base da educação para a democracia. Fruto de pesquisa teórica e abordagem qualitativa, com dados obtidos em revisão bibliográfica, o estudo destaca os marcos legais sobre a infância no Brasil, desde o final do século XIX até a atualidade, considerando sua interface com a legislação mundial. Busca também responder a algumas questões orientadoras acerca da relação entre cidadania, infância e educação, entre elas: quais os fundamentos para que a cidadania seja trabalhada na escola como conteúdo da educação para a democracia? Conclui-se que a educação para a democracia deve criar oportunidades pedagógicas e alternativas metodológicas no ambiente escolar que visem à construção e à vivência da cidadania desde a infância, sendo imprescindível considerar e fortalecer a voz das crianças.

Keywords : cidadania; infância; educação; democracia; voz da criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )