SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Trajectories reviewed: reasons from teaching philosophy to teaching philosophy of educationTeaching career planning and budgeting: analysis of the perspective of basic education teachers in Mozambique author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

OLIVEIRA, Victor José Machado de; BARROS, João Luiz da Costa  and  ROCHA, Jamillys Rocha da. Imaginários sobre a educação física escolar no interior do Amazonas: registros de percepções e possibilidades de transformação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290018.  Epub Mar 12, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290018.

Buscamos conhecer os imaginários acerca da Educação Física (EF) escolar em cinco municípios do interior do Amazonas. Foi conduzida uma pesquisa de campo exploratória, na qual entrevistamos 53 pessoas, entre professores, gestores e equipe pedagógica, e procedemos uma análise de conteúdo. Os resultados apontam que os imaginários compreendem: uma hegemonia esportiva; dicotomias entre corpo/mente e teoria/prática centradas na racionalidade cartesiana; uma concepção de saúde como ausência de doenças e que direciona a atividade física no combate ao sedentarismo e obesidade; a consideração da EF como uma área do conhecimento que desenvolve competências e habilidades motoras, sociais, psicológicas e cognitivas. Por fim, elencamos algumas implicações para os processos de interiorização da EF escolar na Amazônia, visto que essa disciplina necessita de ser valorizada para que contribua no desenvolvimento regional nos âmbitos da saúde, da educação, da cultura e do lazer.

Keywords : Imaginário Social; Educação Física Escolar; Educação na Amazônia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )