SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Imaginary about school physical education in the countryside of Amazonas: records of perceptions and possibilities of transformationThe idea of university in Van Rensselaer Potter and Jürgen Habermas: new looks at university in the digital age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SANTOS, Júnior João Samuel dos  and  ALIANTE, Gildo. Planejamento e orçamentação de carreira docente: análise da perspectiva dos professores do ensino básico em Moçambique. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290017.  Epub Mar 08, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290017.

O presente artigo teve por objetivo explorar a perspectiva dos professores do ensino básico sobre o planejamento e orçamentação de carreira docente. A investigação foi realizada em Nampula, Moçambique, e administrou entrevistas semiestruturadas a 21 participantes. Os resultados analisados pela técnica de grounded theory apontam a ocorrência de disfunções no planejamento e orçamentação de carreira, provocando a estagnação e congelamento da carreira docente. Igualmente, foram constatadas debilidades no desenvolvimento da carreira docente por causa da descoordenação entre os planos operacionais de recursos humanos e os de orçamento do setor de educação pública em Moçambique.

Keywords : Planejamento e Orçamentação de Carreira; Desenvolvimento Profissional; Gestão de Recursos Humanos; Carreira Docente; Exiguidade Orçamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )