Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
PAULO NETO, Alberto. A ideia de universidade em Van Rensselaer Potter e Jürgen Habermas: novos olhares para a universidade na era digital. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290011. Epub Mar 08, 2024. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290011.
A universidade está inserida no processo de “digitalização social” e coloca-se como espaço de interação discursiva. A ideia de universidade tem o seu sentido a partir de seu estabelecimento na forma de projeto de formação integral e cidadã. O objetivo deste artigo é analisar as concepções de universidade e suas implicações no contexto de tecnologias digitais com base nos referenciais teóricos de Van Rensselaer Potter e Jürgen Habermas. Essa investigação constitui-se em estudo filosófico e pesquisa bibliográfica por meio da análise minuciosa e comparada dos referenciais teóricos. Potter compreende que o ambiente universitário é o espaço para a prospecção do futuro da humanidade e a garantia de sua sobrevivência. O olhar bioético de Potter enraíza a universidade em seu projeto de servir à sociedade por meio da resolução de problemas globais. Em Habermas, a ideia de universidade resplandece o espaço para o agir comunicativo na formação humana. Nesse contexto, a universidade na era digital projeta sua atuação formativa e constitui-se em ambiente aberto e plural de fortalecimento das bases democráticas da sociedade.
Keywords : Bioética; Universidade; Sociedade Digital; Van Rensselaer Potter; Jürgen Habermas.
![](/img/en/iconPDFDocument.gif)
![](/img/en/iconPDFDocument.gif)