SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Academic stressors as predictors of burnout syndrome in university studentsThe itineraries of Ludvig Kumlien and the dissemination of Swedish gymnastics in France (1895-1921) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Coisas que em crianças viram, reminiscências que em adultos contam: a institucionalização da escola primária na província do Paraná através de egodocumentos (1854-1889). Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290034.  Epub Mar 26, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290034.

O artigo investiga a institucionalização da escola primária na Província do Paraná do ponto de vista da criança, por meio de egodocumentos produzidos por adultos que, na meninice, frequentaram as escolas da região e, nessas escritas de si, legaram testemunhos sobre suas experiências de escolarização no tempo da infância. O recorte temporal abarca o período provincial paranaense, de 1854 a 1889. Num primeiro momento, analisa as práticas educativas e o papel dos professores primários na institucionalização da escola pública primária conforme percebido pelas crianças que foram seus alunos. Em seguida, investiga a constituição dos tempos escolares como elementos demarcadores de identidade e lugar da escola na vida das crianças e na sociedade paranaense provincial. Conclui-se que a história baseada nos egodocumentos que se pode escrever é a da institucionalização da escola primária num outro nível temporal e social: o vivenciado e percebido pelas crianças

Keywords : Criança; Egodocumentos; História da Educação; Paraná; Século XIX..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )