SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29“Capitães da Areia” by Jorge Amado and Pierre Bourdieu’s “heretical discourse”Intellectuals and language games: the discourse on Primary Education at the First National Education Conference (1927) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ROSA, Maria Arlete; KAUCHAKJE, Samira  and  FONTANA, Maria Iolanda. Educação ambiental na escola: literatura internacional e análise de estudos brasileiros. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290030.  Epub Mar 20, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290030.

O objetivo do artigo é caracterizar a literatura sobre educação ambiental escolar. A questão é como os estudos de perspectiva crítica e de autores de instituições brasileiras abordam essa temática. Utilizamos a busca sistemática nas bases Scopus, Web of Science e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os critérios de escolha e exame dos textos foram: exclusão por não aderência; categorização em eixos: política, formação, e prática pedagógica; seleção por autores de instituições brasileiras e abordagem crítica; e uso da regra de Pareto para a escolha de textos representativos de cada eixo. Demonstramos que a maioria dos textos selecionados está no eixo Prática Pedagógica, seguido por Formação e Política; há contradição entre teoria e prática; frágil menção das políticas vigentes; e falta de condições de trabalho para a formação e o avanço teórico. Discutimos a abordagem crítica como problematizadora da educação ambiental conservadora e naturalista, fomentando a reflexão na prática da educação ambiental na escola.

Keywords : Políticas Educacionais; Educação Ambiental; Escola; Prática Pedagógica; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )