SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Intellectuals and language games: the discourse on Primary Education at the First National Education Conference (1927)Literacy practices and shared repertoire by teachers who teach mathematics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CARNEIRO, Thalita de Oliveira; FRANCO, Luiz Gustavo; TELES, Ana Paula Souto Silva  and  MATOS, Santer Alvares de. Aprendendo a construir explicações científicas: uma análise do cotidiano da sala de aula de ciências. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290025.  Epub Mar 27, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290025.

Esta pesquisa analisa como estudantes de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental propuseram e revisaram explicações para um fenômeno em aulas de ciências. Orientados pela Etnografia em Educação, construímos dados com base em observações do cotidiano dessa turma e analisamos conexões entre textos, contextos e eventos. Os resultados indicam o papel do professor sobre o caráter provisório e incerto conferido às explicações científicas; o uso de discussões - ora em grupo, ora com toda a turma - como recurso por meio do qual os estudantes validaram (ou não) suas explicações; além das interpretações dadas pelos estudantes às relações entre dados e explicações em construção. Esses recursos deram forma às práticas de propor/revisar explicações, o que foi evidenciado por mudanças nas propostas explicativas ao longo dos eventos. O estudo oferece contribuições à área de pesquisa de Educação em Ciências e implicações para a prática pedagógica.

Keywords : Explicações Científicas; Sala de Aula; Etnografia em Educação; Aprendizagem de Ciências.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )