SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Decolonization of teacher educators in universities from the Global SouthStudy of the dimensions of professional learning communities in Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

POBLETE-CHRISTIE, Octavio et al. Trabalho colaborativo, emoções e inclusão no Chile durante a pandemia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290036.  Epub Apr 05, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290036.

O objetivo deste estudo era compreender a experiência emocional dos professores de educação especial durante o trabalho de colaboração no contexto de uma pandemia. A investigação foi conduzida sob uma abordagem qualitativa, utilizando um desenho baseado em episódios emocionais. Onze professores de educação especial de diferentes escolas públicas com programas de integração escolar no Vale do Aconcágua, Chile, participaram. Os dados foram construídos utilizando uma entrevista semiestruturada. Foi realizada uma análise qualitativa do conteúdo. Os resultados mostram diferentes fatores contextuais que influenciaram a emergência de emoções, desde os relacionados com a pandemia até os relacionados com as características individuais. Por outro lado, as interpretações que estiveram na base das emoções experimentadas apontaram para uma percepção de desprezo, posição inferior na relação, paralisia e desmotivação. Finalmente, os professores adotaram diferentes estratégias para comunicar ou tentar não comunicar o que sentiam, por vezes recorrendo a recursos tecnológicos. Os resultados são analisados em termos da oportunidade oferecida pelas emoções de avançar para uma educação inclusiva e da necessidade de reforçar a formação emocional dos professores de educação especial.

Keywords : Emoções; Trabalho colaborativo; Professores; Educação inclusiva; Pandemia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )