SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Study of the dimensions of professional learning communities in ChilePolitical education, violence, resistance: the formation of conscience and the fight against authoritarianism and aggressiveness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ARANTES, Valéria Amorim  and  PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães. Por uma ética integradora e pluralista: caminhos para a educação em valores a partir da resolução de conflitos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290042.  Epub Apr 05, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290042.

Este artigo tem como objetivo desbravar implicações teórico-metodológicas da ética do cuidado para a psicologia e a educação moral. Assumindo a premissa de múltiplas vozes morais em conexão, inaugurada por Gilligan, o artigo estuda os conflitos interpessoais pela via da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Parte-se de um recorte de pesquisa com adolescentes de 14 a 16 anos em que foram aplicadas entrevistas sobre conflitos interpessoais. Apresentamos a análise de dois conflitos narrados por um jovem participante para identificar diferentes fenômenos do psiquismo humano na resolução de conflitos. Os resultados evidenciaram o continuum entre desejos de justiça, cuidado, felicidade e bem-estar na elaboração das relações interpessoais em diversos contextos interativos, dando visibilidade à ética relacional. Com base nos resultados, discutimos algumas implicações para práticas educacionais voltadas à formação ética e à atuação para o bem pessoal e coletivo.

Keywords : Ética; Modelos Organizadores do Pensamento; Conflitos; Educação em valores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )