SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29For an integrative and pluralist ethics: pathways to moral education based on conflict resolutionThe place of assessment in the pedagogical projects of the Mathematics degree of a public institution in São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GIOVINAZZO JUNIOR, Carlos Antônio. Educação política, violência, resistência: a formação da consciência e o enfrentamento ao autoritarismo e à agressividade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290047.  Epub Apr 05, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290047.

Ensaio no qual se apresenta reflexões sobre violência social e suas manifestações na escola. Trata-se de relação que jamais pode ser negligenciada, pois a educação também contém as tendências sociais que reproduzem a violência, a agressividade e a barbárie. Com base em autores da Escola de Frankfurt, discorre-se sobre o tema da violência, destacando seus nexos com o sistema social e econômico, que se reproduz exatamente promovendo a destruição de pessoas, culturas e o meio ambiente. Seguem considerações que evidenciam que tal destrutividade repercute na formação das subjetividades e das disposições de os indivíduos se conformarem ou resistirem a essa tendência. Por fim, aventa-se a possibilidade histórica de concretização da dimensão política da educação como forma de contraposição e enfrentamento da agressividade e violência inerentes às sociedades do capitalismo avançado.

Keywords : Teoria crítica da sociedade; Violência social; Educação e resistência; Educação política.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )