SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The place of assessment in the pedagogical projects of the Mathematics degree of a public institution in São PauloAffinity between the interests and aptitudes of ethnic communities and the regional offer of higher education in Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ZARATE, Zaida Espinosa  and  DE LA HOZ, Jesús Plaza. Liderança moral pedagógica: percepções dos alunos do ensino médio. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290052.  Epub May 22, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290052.

Este artigo analisa as percepções dos estudantes do 4º ano do Ensino Médio sobre seu desenvolvimento moral, a fim de ver que tipo de liderança moral pedagógica eles valorizam. Particularmente, examina o peso que os professores têm em seu desenvolvimento moral, em comparação com outros contextos, e quais estratégias os professores empregam que têm o maior impacto moral sobre os alunos. Para este fim, foi aplicado um questionário a 131 estudantes espanhóis e os resultados foram analisados utilizando o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e o MAXQDA. Além do impacto familiar esperado, é mostrado que os adolescentes reconhecem a influência moral dos professores, especialmente em assuntos humanistas, e valorizam os traços de caráter do professor relacionados à proximidade, empatia e afeto sobre as metodologias voltadas para a tecnologia. Isto sugere a necessidade de reforçar a dimensão emocional e afetiva na orientação psicopedagógica dos professores, a fim de forjar o tipo de vínculo que tal liderança requer.

Keywords : Educação Moral; Liderança Pedagógica; Identidade do Professor; Educação Secundária; Caráter.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )