SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Affectivity, gender and care. Contributions to the area of EducationThe Nonpartisan School: between political control of the teaching activity and unconstitucional attempts to resume censorship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FIGUEROA-CESPEDES, Ignacio et al. Estão por aí?: Situações sociais em uma experiência de formação contínua de professores a distância, no contexto da COVID-19. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290051.  Epub May 22, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290051.

A pesquisa visa compreender as situações sociais vivenciadas em um programa de Formação Continuada de Professores com foco na Experiência de Aprendizagem Mediada, com base nas perspectivas da equipe de treinamento. O caso foi desenvolvido no Chile em modo remoto, por conta da pandemia de COVID-19. Uma metodologia qualitativa de projeto narrativo foi aplicada, utilizando-se registros etnográficos e entrevistas. Os resultados mostram três cenários de interação em um contexto virtual: câmeras desligadas, baixa participação e controvérsia em relação à proposta de treinamento. Nestas situações, a equipe de treinamento experimenta emoções de desconforto, tristeza e frustração quando não vê a presença e envolvimento do grupo de professores participantes, desenvolvendo performances interativas. A importância de elaborar experiências considerando a novidade do contexto é discutida a fim de se conseguir uma adaptação efetiva dos diferentes cenários de interação.

Keywords : Formação Contínua de Professores; Aprendizagem Online; Interação Educativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )