SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29The Nonpartisan School: between political control of the teaching activity and unconstitucional attempts to resume censorshipInterview with Patricia Hill Collins author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FERNANDEZ, Francisco Javier Amores; RUIZ, Miguel Ángel Gómez; REAL, Maximiliano Ritacco  and  GIL, Mónica María López. A gestão escolar e seu funcionamento na perspectiva da identidade profissional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290050.  Epub May 22, 2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290050.

O principal objetivo da pesquisa é analisar a gestão escolar do ponto de vista da identidade profissional dos gestores escolares, partindo da ideia de que o sucesso de suas práticas depende, em grande medida, de como se configura sua identidade profissional. Com uma abordagem biográfico-narrativa, as vozes de 12 diretores de centros educacionais públicos selecionados por meio de amostragem intencional contam como vivem e constituem sua identidade no desenvolvimento de suas funções. Foram realizadas três entrevistas a cada participante, nas quais se recolheu informação sobre a configuração da identidade profissional, tendo em conta a carreira anterior e a identidade profissional e o exercício da liderança escolar e da identidade profissional. Os resultados referem-se a estas dimensões de análise: perspetiva interna da identidade profissional e dupla identidade; identidade para os outros; e construção da identidade no exercício diário da gestão.

Keywords : Gestão Escolar; Identidade Profissional; Diretores; Professores; Desenvolvimento Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )