Revista Brasileira de Educação Especial
Print version ISSN 1413-6538
Abstract
GOES, Maria Cecília Rafel de and ANDRADE, Sonia M. A. Rodrigues de. Considerações sobre a reflexividade de alunos surdos frente à linguagem escrita. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1994, vol.01, n.02, pp.07-16. ISSN 1413-6538.
O estudo busca analisar, com base na noção de processos reflexivos desenvolvidos por Vygostsky, como os alunos surdos refletem sobre sua própria linguagem escrita; como concebem a linguagem envolvida na escrita, fala e sinais. Um grupo de alunos foi avaliado em duas situações: na análise e busca de solução para problemas textuais e suas produções e na análise de relações entre Língua Brasileira de Sinais e Português e entre escrita, fala e sinais. O estudo concluiu que os sujeitos, participantes de um programa baseado em comunicação total e em prática bimodal. Mostram dificuldades em efetivar a linguagem escrita e que uma das fontes desses problemas pode estar em suas concepções sobre a fala, escrita e sinais, assim como na ausência de compreensão do Português e da Língua Brasileira de Sinais como duas línguas.