Revista Brasileira de Educação Especial
Print version ISSN 1413-6538
Abstract
MELO, Marcos Ribeiro de and BERGO, Maria Stela de Araújo de Albuquerque. Atuação do professor diante de manifestações da sexualidade nos alunos portadores de deficiência mental. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.227-236. ISSN 1413-6538.
O artigo relata e analisa os resultados de uma investigação junto às escolas da rede estadual de ensino na cidade de Aracaju, na qual se buscou analisar relatos sobre a atuação de uma amostragem de professores dessa rede de ensino, junto aos alunos portadores de deficiência mental, em classes especiais ou inclusivas, frente à questão da Educação Sexual, tanto presente na formação desses professores, quanto ao lidar no cotidiano com o tema. Foram entrevistados quinze professores e, na análise de conteúdo das respostas, constatou-se que a realidade presente no dia-a-dia do professor de crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência mental deixa-o perplexo, confuso, evasivo nas respostas e sem metas pedagógicas definidas quanto ao assunto. Diante disso, conclui-se que há necessidade urgente de uma preparação adequada, compensatória das lacunas na formação acadêmica do professor, para lidar com a sexualidade do aluno no cotidiano escolar.
Keywords : Educação Sexual; Formação do Professor; Temas Transversais.