SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Remote Parental Training for the Application of the Echoic Assessment Protocol to Children with AutismDiscourses about the Role of the Educational Translater-Interpreter of Libras/Portuguese author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

SILVA, María del Pilar Correa; VALENZUELA, Mauricio Guerrero  and  QUIROZ, Germán González. Identificação de Características e Propriedades Morfológicas em Texturas Táteis: Estudo sobre Gráficos Educativos e Cartografias para Crianças com Deficiência Visual. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0196.  Epub July 20, 2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0196.

Este artigo explora as texturas táteis que têm sido utilizadas na confecção de mapas e imagens temáticas para crianças com deficiência visual no Chile nos últimos 20 anos. De um grupo representativo composto por mais de 300 lâminas de conteúdo educacional inclusivo, foram selecionadas 14 texturas para identificar sua natureza, propriedades psicofísicas e características morfológicas a partir de sua composição geométrica. O objetivo foi gerar as bases teóricas e tecnológicas relacionadas ao design e à produção digital de mapas, imagens e gráficos táteis. O trabalho buscou tipificar as formas de relevo e suas possíveis aplicações pelo uso de padrões de repetição que permitam melhorar a linguagem e o reconhecimento das texturas envolvidas com o intuito de expandir e diversificar seu uso em material educativo inclusivo no ensino e na disseminação do conhecimento por meio do toque.

Keywords : Educação inclusiva; Textura tátil; Deficiência visual; Imagens; Percepção háptica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )