Revista Brasileira de Educação Especial
Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470
Abstract
SILVA, Margaret da Conceição; MIETTO, Gabriela Sousa de Melo and CHARIGLIONE, Isabelle Patriciá Freitas Soares. Pessoa com Deficiência Intelectual e o Ambiente de Trabalho. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0043. Epub Apr 14, 2024. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0043.
O objetivo deste estudo foi identificar a compreensão das pessoas com deficiência intelectual sobre o ambiente de trabalho. A pesquisa foi realizada na perspectiva da psicologia histórico-cultural, em uma metodologia qualitativa, com participação de quatro pessoas com deficiência intelectual, maiores de 18 anos, por meio de entrevistas semiestruturadas de perspectiva narrativa. Os resultados indicaram que o conceito complexo Inclusão no Mercado de Trabalho foi formado por sete temas iniciais (sentido do trabalho; relações interpessoais; facilidades no trabalho; dificuldades no trabalho; autopercepção – significado da deficiência intelectual; percepção do outro em relação à pessoa com deficiência intelectual; e perspectivas laborais), que, por sua vez, foram organizados em cinco temas complexos (sentido do trabalho, relações interpessoais, políticas públicas, barreiras atitudinais e perspectivas laborais). A análise da formação conceitual indica que as narrativas apresentaram diversas conotações sobre a inclusão no ambiente de trabalho, sendo um importante espaço de desenvolvimento humano. Concluiu-se que a implementação de estudos com vistas à compreensão da inclusão no mercado de trabalho torna-se relevante para a compreensão do desenvolvimento humano e para a implementação e o planejamento de políticas públicas de inclusão.
Keywords : Deficiência intelectual; Inclusão laboral; Compreensão.