SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30The Figure of the Interpreter in Chilean Sign Language: Current State and Challenges in the School ContextRelationship between Helena Antipoff’s Mental Development of a Child Observation Form and The International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

OLIVEIRA, Cíntia Rochele Alves de  and  MELLO, Elena Maria Billig. Recontextualização do Texto da Política de Inclusão de Estudantes com Deficiência: os (Des)Caminhos da Educação inclusiva. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0061.  Epub Apr 14, 2024. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0061.

Neste trabalho, buscou-se discutir a recontextualização do discurso político de inclusão no contexto educacional, a partir do Decreto nº 10.502/2020 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com aproximações à teoria de Bernstein. Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa, analisada por meio da análise de conteúdo descrita por Bardin. Os resultados evidenciam o apagamento da palavra “inclusão” e a falta de previsão quanto à oferta das acessibilidades. Entende-se que esse indício permite a compreensão de um distanciamento entre currículo, planejamento, práticas pedagógicas e Educação Inclusiva no que tange às diversidades encontradas no contexto escolar, articulação evidenciada pelo Decreto nº 10.502/2020. Destaca-se que o Decreto foi julgado como Ação Direta de Inconstitucionalidade por ferir artigos constitucionais ao possibilitar a segregação de pessoas com deficiência, ocasionando a sua revogação no dia 1º de janeiro de 2023. Conclui-se, a partir deste estudo, que tanto a BNCC quanto o referido Decreto possuem seus percursos marcados pelo campo da recontextualização, conforme a teoria de Bernstein aponta, o que mostra como a distribuição do poder na sociedade e seus princípios de controle social podem afetar o texto político produzido e a sua reprodução no contexto escolar.

Keywords : Recontextualização; BNCC; Decreto no 10.502/2020; Educação Especial; Educação Inclusiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )