SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Recontextualization of the Text of the Policy for the Inclusion of Students with Disabilities: the (Dis)Paths of Inclusive EducationGiftedness in a Federal Institute: from Managers’ Aspirations to The Construction of Continuing Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

JAVARROTTI, Emanuely Santos; BORGES, Adriana Araújo Pereira  and  VAN PETTEN, Adriana M. Valladão Novais. Relação entre a Ficha de Observação do Desenvolvimento Mental da Criança de Helena Antipoff e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0066.  Epub Apr 14, 2024. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0066.

No início do século XX, intensificaram-se as pesquisas relacionadas ao desenvolvimento infantil. Helena Antipoff (1892-1974) foi uma pesquisadora e professora que dedicou seus estudos a esse tema, principalmente no que se refere ao desenvolvimento das crianças nomeadas na época como “anormais”. Um dos instrumentos elaborados por ela foi a Ficha de Observação do Desenvolvimento Mental da Criança, em 1939. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sugere uma avaliação da condição do sujeito baseada nos aspectos biológicos, psíquicos e sociais, em contraposição a uma avaliação baseada somente no critério da doença ou da incapacidade. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi resgatar a Ficha de Observação proposta por Helena Antipoff e compará-la à CIF, utilizando os guias recomendados por Alarcos Cieza e colaboradores. Os resultados apontam que a maioria dos itens da ficha puderam ser codificados e relacionados à CIF, pois os itens da ficha de Antipoff buscam também avaliar, de forma associada, funções do corpo, atividade e participação, podendo ser utilizados como instrumento de avaliação prévia da criança, devendo, ainda, serem atualizados com uma nomenclatura mais atual, baseada na nomenclatura empregada na CIF.

Keywords : Avaliação; Perfil de desempenho; Educação Especial; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )