SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Relationship between Helena Antipoff’s Mental Development of a Child Observation Form and The International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF)Teacher’s Training Needs Towards Special Education Students’ Demand in Ordinary Classrooms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

SILVA, Thiago da Silva e  and  GELLER, Marlise. Altas Habilidades ou Superdotação em um Instituto Federal: dos Anseios dos Gestores à Construção de Formação Continuada. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0096.  Epub Apr 14, 2024. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0096.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os anseios de 11 gestores de um Instituto Federal em relação às Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD) e apresentar encaminhamentos relativos a esses anseios no processo de construção de uma formação continuada que atenda aos sujeitos pesquisados. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com observação participante, e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com base na Análise Descritiva Interpretativa. Os resultados indicam que os gestores possuem conhecimentos básicos sobre o conceito e as características dos estudantes com AHSD, de acordo com a Teoria dos Três Anéis de Renzulli, a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e os documentos legais vigentes. No entanto, foram identificadas discrepâncias em relação ao apoio institucional oferecido pelo campus e à identificação e ao atendimento dos estudantes com AHSD. Por fim, conclui-se que é necessário aprofundar e profissionalizar os processos relacionados às AHSD, a partir de uma formação continuada que englobe aspectos teóricos e práticos dessa área e que atenda aos gestores pesquisados.

Keywords : Altas habilidades; Superdotação; Instituto Federal; Gestores; Formação continuada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )