SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24A inversão das setas: história de políticas e práticas educativasPerspectivas práticas de abordagens historiográficas no ensino dos conteúdos da disciplina história da educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

NEUENFELDT, Manuelli Cerolini  and  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Pós-graduação e pós-graduação em educação no Brasil: um breve histórico. Educ. Puc. [online]. 2008, n.24, pp.85-96. ISSN 1519-3993.

Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A pesquisa discutia a contribuição da pós-graduação para a formação do professor universitário, inferindo possíveis indicadores de qualidade para esse processo. No presente texto, realizamos um breve relato da história da pós-graduação no Brasil e da pós-graduação em Educação dentro desse contexto. Destacamos diferentes momentos de discussão dos PNPG e a criação do INEP e da ANPED como marcos nessas trajetórias. A retomada desses percursos possibilitou evidenciar os principais aspectos dessa história e compreender fatores que são determinantes na configuração dos Programas de Pós-graduação na atualidade, em especial para subsidiar discussões sobre a qualidade desses programas.

Keywords : História da Pós-Graduação; Pós-Graduação em Educação; Educação Brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )