SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue03O professor-pesquisador diante da produção escrita dos alunosIntegrando história oral narrativas a abordagens pedagógicas problematizadoras na formação inicial de professores de matemática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

SOUZA, Luzia Aparecida de. Narrativas na investigação em história da educação matemática. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.259-268. ISSN 1519-3993.

Em articulação com a história oral, este artigo propõe um olhar mais cuidadoso para as potencialidades da narrativa não somente para a investigação científica, mas para a comunidade que se estabelece como interlocutora nessa investigação. Desse modo, dedica-se a caracterizar uma das perspectivas sobre narrativa em sua relação com a prática historiográfica, que tem orientado trabalhos sobre história da formação de professores que ensinam matemática no País. Este texto discute práticas e perspectivas presentes nos trabalhos do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa e do Grupo de História Oral e Educação Matemática, na construção de narrativas a partir de situações de entrevista. Pressupostos da historiografia, experiência, comunicação e metodologia de pesquisa são mobilizados na caracterização da narrativa proposta. Assim, este texto evidencia a necessidade de um trabalho que, para além de procedimentos de pesquisa, considere o momento de construção do outro frente ao pesquisador e sua própria participação na narrativa construída.

Keywords : História Oral; Historiografia; Narrativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )