SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Self-regulated learning strategies and initial education of Geography teachers: A systematic literature reviewTextbooks and Information and Communication Technologies: Perspectives for Physical Education at Schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

SALERNO, Soraia Kfouri  and  LEITE, João Carlos Batista. Planejamento de gestão universitária: identidade e regulação. Educ. Puc. [online]. 2020, vol.25, e204606.  Epub June 26, 2020. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4606.

O presente estudo analisa o planejamento de gestão universitária como construção de identidade e regulação para a Instituição de Educação Superior. O instrumento de planejamento em questão é o Plano de Desenvolvimento Institucional, pois é um recurso de gestão que estabelece diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e estratégias a serem utilizadas para atingir metas, objetivos e ações que a instituição pretende desenvolver, explicitando sua identidade. Utilizou-se do método de pesquisa qualitativa, por pesquisa bibliográfica, com respaldo teórico no Planejamento Estratégico Situacional à luz da abordagem de Carlos Matus. A análise documental de fontes como Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual de Londrina, bem como a aplicação de entrevista semiestruturada foram utilizadas para trazer elementos de uma universidade para reflexão. Objetivou-se com este estudo reconhecer quais os desafios encontrados pela Universidade para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional, em especial a Universidade Estadual de Londrina, considerando o processo recente de elaboração pela instituição e sua regulação pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. No complexo papel da universidade, o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional tem apresentado desafios internos sobre a mobilização e a participação da comunidade acadêmica.

Keywords : Gestão universitária; Planejamento educacional; Planejamento estratégico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )