ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
MICHELOTTI, Patricia; KNOLL, Graziela Frainer; BORTOLUZZI, Valeria Iensen and GHISLENI, Taís Steffenello. ESTUDO DAS ILUSTRAÇÕES APLICADAS A LIVROS INFANTIS: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DOS PORTAIS DATACAPES E SCIELO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.4, pp.941-955. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8664014.
A literatura infantil é essencial para o desenvolvimento do adulto leitor, capaz de interpretar a sociedade em que está inserido. No entanto, deve-se considerar que, no livro infantil, as mensagens resultam de textos verbais e ilustrações que são complementares do ponto de vista do sentido. Assim, esta pesquisa busca fazer uma pesquisa bibliográfica a partir de um levantamento de artigos que vêm estudando a ilustração em livros para crianças de acordo. A perspectiva teórica deste trabalho é a teoria da multimodalidade de Kress e Van Leeuwen (1996), segundo a qual os textos contendo ilustração e texto verbal são chamados multimodais. Foi realizado um levantamento nas bases de pesquisas científicas (Datacapes e Scielo) com o objetivo de mapear trabalhos focados no estudo das ilustrações nos livros infantis, com identificação de pontos positivos e, também, possíveis lacunas deixadas nas pesquisas. Como resultado, percebemos que ainda há um vasto campo a ser explorado em relação à multimodalidade, principalmente na análise das ilustrações em livros infantis.
Keywords : Multimodalidade; Literatura infantil; Pesquisa bibliográfica.