Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
NAKAO, Osvaldo Shigueru. DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM CURSO COOPERATIVO NA USP. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1235-1253. Epub Dec 01, 2020. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1235-1253.
O artigo objetiva publicizar, por meio de análise descritiva, os desafios e impactos enfrentados pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), durante os períodos de implantação e implementação do modelo de Educação Cooperativa no currículo dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Produção e Engenharia Química. Para tanto, emprega-se a pesquisa bibliográfica, recorrendo principalmente a Pacheco e Masetto (2007), Matai e Matai (2001), Morais (2005), Nakao, Grimoni e Turbino (2009), Nakao et al (2018) e a pesquisa documental referente ao Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia da EPUSP. Os resultados apresentados destacam os benefícios auferidos pelos cursos que empregaram a Educação Cooperativa como norteadora de seu currículo.
Keywords : Educação Cooperativa; Currículo Inovador; Escola Politécnica USP.