Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo and XAVIER, Marlene Moreira. Pesquisa com os cotidianos:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1791-1812. Epub Apr 12, 2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1791-1812.
Neste trabalho, propõe-se a interpretar, em narrativas docentes do curso de Pedagogia, no interior da disciplina Currículo e Programas, a mobilização do enunciado cotidiano como índice discursivo da formação. A análise dos enunciados amparou-se nos estudos nos/dos/com os cotidianos, apostando na confluência da Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006, 2012) com os conceitos de estratégias e táticas (CERTEAU, 1996, 2008). As narrativas foram tomadas para extração e interpretação dos enunciados que expuseram a apropriação da práxis na esfera do currículo. Os resultados corroboram a compreensão de que a noção de dialogia e os conceitos cotidianistas potencializam os conhecimentos criados nas redes dos sujeitos praticantes da escola.
Keywords : Cotidiano; Currículo; Dialogia; Enunciado.