Práxis Educativa
On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
SANTOS, Fabiano Antonio dos. Por uma concepção materialista de política educacional: contribuições de Antonio Gramsci. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.02, pp.443-460. ISSN 1809-4309.
Com este artigo objetivamos explicitar, através do materialismo históricodialético, o papel das políticas educacionais como estratégia para a construção da vontade coletiva, conceito desenvolvido por Gramsci (2011), que traduz a organização social dos grupos subalternos na luta pela produção de uma contra-hegemonia. Na primeira seção, argumentamos sobre a necessidade de as pesquisas em política educacional tomarem posicionamentos mais evidentes quanto às concepções epistemológicas adotadas, evitando, assim, um olhar neutro e desvinculado da prática social. Em seguida, apresentamos o debate sobre a ontopositividade e ontonegatividade da política e as possíveis implicações para a melhor compreensão do seu papel. Evidenciamos, ainda, o caminho teórico-prático percorrido por Gramsci ao desenvolver o conceito de vontade coletiva nacional-popular. Finalmente, destacamos as políticas educacionais como estratégias para a produção da hegemonia e da contra-hegemonia.
Keywords : Políticas Educacionais; Vontade Coletiva; Hegemonia.