SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Freirean permanent education in Youth and Adult Education: reinventing policies and practices in the city of São PauloThe constitution of the human being from diverse contexts and experiences in infants: the complexity of Paulo Freire’s works author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

URBANETZ, Sandra Terezinha  and  BASTOS, Eliana Nunes Maciel. Paulo Freire e a Educação Profissional Técnica e Tecnológica. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116602.  Epub Oct 20, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16602.011.

Este artigo teve como objetivo resgatar e refletir como os ensinamentos de Paulo Freire sobre os ideais de uma educação libertadora, dialógica e democrática podem auxiliar a efetivação dos pressupostos da Educação Profissional Técnica e Tecnológica. Buscou-se discutir os conceitos fundamentais nos estudos Freirianos para a execução de uma educação humanística nos ínterins das escolas contemporâneas, visando à formação omnilateral dos educandos, a fim de que estes possam ser capazes de construir suas sociabilidades como cidadãos autônomos e protagonistas de suas histórias. O legado Freiriano parece extremamente atual em função da realidade que tanto aflige os profissionais da educação brasileira. Dessa forma, o texto discute os pressupostos da educação profissional à luz dos ensinamentos do grande educador brasileiro.

Keywords : Paulo Freire; Educação Profissional; Formação integral.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )