Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
OLIVEIRA, Iris Verena; LIMA, Jeane Matos Araújo and SANTOS, Geniclécia Lima dos. “Escrevivências” e afectos literários entre universidade e escola. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2218362. Epub Feb 23, 2022. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18362.008.
Este texto trata dos encontros ocorridos entre universidade e escola, atravessados pela literatura produzida por escritores/as negros/as, com destaque para a obra de Conceição Evaristo. A partir de interpelações apresentadas por professoras da Educação Básica em atividades acadêmicas na universidade, o genocídio da juventude negra é abordado como questão de currículo na formação de professores/as. Nesse sentido, apresenta-se o relato da realização de uma Mostra de Literatura, a partir de articulações construídas no espaço escolar e na universidade, mobilizadas pelo acesso à arte. Defende-se que os impactos curriculares da Mostra extrapolam o tratamento de questões étnico-raciais na escola como temática, pela proposição de experiências estéticas produzidas pelo encontro. Os desafios metodológicos na pesquisa em Educação são vistos de modo a propor o conceito de “escrevivências” como operador teóricometodológico atravessado pelas concepções de afecto e pelos agenciamentos coletivos.
Keywords : Escrevivências; Juventude negra; Currículo; Afecto.