SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Neoliberalism in early childhood education: an international systematic literature reviewEducational Program for Introduction to Tactile Cartographic Language and introduction to map reading in the regular classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

AVELAR, Marina  and  BALL, Stephen J.. Etnografia de rede: mudando perspectivas e abordagens para compreender a governança educacional. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e22640.  Epub Mar 15, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.22640.084.

Em resposta à crescente internacionalização e privatização da oferta e governança da educação, a pesquisa em políticas educacionais necessita de novas ferramentas e métodos. Este artigo discute adaptações teóricas e metodológicas necessárias para lidar com novas formas de governança. Para tanto, baseia-se na literatura sobre governança e mobilidade de políticas, além das ferramentas metodológicas da Etnografia de Redes (ER) e a estratégia de “seguir a política”. A atenção é deslocada de estruturas para mobilidades, focando em novas configurações da vida social e relações, cada vez mais “em rede”. Esse agenciamento (assemblage) responsivo e adaptativo de táticas e técnicas de pesquisa aborda tanto a organização quanto os processos das relações em rede no terreno em transformação da nova governança educacional.

Keywords : Política Educacional; Etnografia de redes; Governança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )