SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Interview with leaders in promoting research ethics and academic and scientific integrityThe neohumanist moment and our planetary futures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Práxis Educativa vol.18  Ponta Grossa  2023  Epub Mar 15, 2024

https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.22914.088 

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate

Apresentação da Seção Temática

Jefferson Mainardes* 
http://orcid.org/0000-0003-0401-8112

Angela Scalabrin Coutinho** 
http://orcid.org/0000-0002-3709-8561

João Batista Carvalho Nunes*** 
http://orcid.org/0000-0002-1270-0026

Mónica de La Fare**** 
http://orcid.org/0000-0002-2660-4043

*Professor da Universidade Estadual da Ponta Grossa (UEPG). Coordenador da Comissão de Ética em Pesquisa e Integridade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). E-mail: <jefferson.m@uol.com.br>.

**Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integrante da Comissão de Ética em Pesquisa e Integridade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). E-mail: <angelamscoutinho@gmail.com>.

***Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante da Comissão de Ética em Pesquisa e Integridade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). E-mail: <jbcnunes@gmail.com>.

****Professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Integrante da Comissão de Ética em Pesquisa e Integridade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). E-mail: <monicadlf@gmail.com>.


Desde 2014, a revista Práxis Educativa vem publicando artigos, documentos e traduções sobre ética em pesquisa, com o objetivo de contribuir para os debates sobre a temática.

A primeira Seção Temática foi publicada em 2014 e teve como título “Ética na pesquisa”. A segunda (“A ética na pesquisa em Ciências Humanas e Sociais: continuando o debate”), foi publicada no v. 12, n. 1 (2017) e a terceira (Ética e pesquisa em Educação: novas investigações). A Seção Temática de 2023 amplia de forma significativa o espectro de análise ao incorporar questões relacionadas à integridade acadêmica e científica.

No Brasil, as discussões, pesquisas e publicações sobre ética em pesquisa estão muito relacionadas à questão da revisão ética dos projetos de pesquisa. É uma temática importante. No entanto, há necessidade de ampliar os horizontes, incorporando as questões relacionadas à ética e integridade. O conceito de integridade acadêmica traz contribuições importantes. Em primeiro lugar, estende-se para toda a comunidade acadêmica (docentes, pesquisadores, estudantes, funcionários) e vai além das condutas no processo de pesquisa, pois envolve aspectos relacionados à publicação, à orientação de estudantes, à docência, entre outros. Em segundo lugar, a integridade acadêmica tem sido um campo muito fértil de pesquisas, principalmente no plano internacional. Entre as questões que têm sido exploradas nas pesquisas, destacam-se as seguintes: estratégias para a criação de uma cultura de integridade, ações formativas para prevenir fraudes acadêmicas, levantamento das principais ações de desonestidade entre pesquisadores e docentes etc.

Para a composição dessa Seção Temática, inicialmente, foi publicada uma chamada pública para o recebimento de resumos. A chamada foi divulgada em Português, Inglês e Espanhol. O prazo final para envio de resumos foi 20/08/2022. Foram recebidos 30 resumos, sendo aprovados 26. Após o processo de avaliação por pares, a Seção Temática culminou com a publicação de 24 artigos e entrevistas. Do total de artigos, 17 são de autores brasileiros, três da Espanha, dois de Portugal, um da Itália e um de Angola. Foram entrevistados pesquisadores que têm atuado na liderança da promoção da ética e da integridade no cenário nacional ou internacional.

A partir dos resumos e artigos recebidos, observa-se que há ainda muitos aspectos a serem explorados, principalmente no contexto brasileiro. No Brasil, há poucas pesquisas que explorem aspectos da desonestidade acadêmica entre pesquisadores e estudantes, questões relacionadas ao plágio, à compra e venda de trabalhos, políticas institucionais de ética e integridade, entre outros temas. Há também carência de pesquisas que explorem os aspectos conceituais da integridade, integridade acadêmica, integridade científica e cultura de integridade.

Esperamos que os artigos e a entrevista contribuam para os debates sobre ética e integridade no contexto brasileiro.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons