SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Attitudes of students of the Faculty of Education (Kosovo) about pedagogical practice in their preparation for service author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ARIAS-ORTEGA, Katerin; CASTRO, Valentina  and  ZUCCONE, Ángela. Um olhar sobre a relação professor-aluno Mapuche na educação intercultural em La Araucanía, Chile. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e21435.  Epub May 31, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.21435.002.

O artigo apresenta resultados de pesquisas que aprofundam o significado da relação professor-aluno mapuche nos processos de ensino e aprendizagem da língua e cultura mapuche na sala de aula, em três escolas localizadas em comunidades indígenas de La Araucanía, Chile. A metodologia é qualitativa a partir de uma abordagem etnográfica escolar, para revelar o que está implícito e não documentado nas relações pedagógicas, durante o desenvolvimento da situação de aprendizagem. Os resultados mostram que na relação professor-aluno mapuche predomina uma interação hegemônica e violenta, prevalecendo uma relação de poder que afeta negativamente o desenvolvimento da identidade sociocultural dos alunos mapuches. Discutimos os problemas de uma relação professor-aluno Mapuche caracterizada por uma comunicação unilateral com poucas competências emocionais, o que limita o aprendizado da língua e da cultura indígena.

Keywords : Relação professor-aluno mapuche; Educação intercultural; Níveis de interação na comunicação; Língua indígena.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )