Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
ARIAS-ORTEGA, Katerin; CASTRO, Valentina and ZUCCONE, Ángela. Um olhar sobre a relação professor-aluno Mapuche na educação intercultural em La Araucanía, Chile. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e21435. Epub May 31, 2024. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.21435.002.
O artigo apresenta resultados de pesquisas que aprofundam o significado da relação professor-aluno mapuche nos processos de ensino e aprendizagem da língua e cultura mapuche na sala de aula, em três escolas localizadas em comunidades indígenas de La Araucanía, Chile. A metodologia é qualitativa a partir de uma abordagem etnográfica escolar, para revelar o que está implícito e não documentado nas relações pedagógicas, durante o desenvolvimento da situação de aprendizagem. Os resultados mostram que na relação professor-aluno mapuche predomina uma interação hegemônica e violenta, prevalecendo uma relação de poder que afeta negativamente o desenvolvimento da identidade sociocultural dos alunos mapuches. Discutimos os problemas de uma relação professor-aluno Mapuche caracterizada por uma comunicação unilateral com poucas competências emocionais, o que limita o aprendizado da língua e da cultura indígena.
Keywords : Relação professor-aluno mapuche; Educação intercultural; Níveis de interação na comunicação; Língua indígena.