SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19University teachers of STS subjects: students' perceptions of their teaching improvementLearning Based on Modeling assisted with Artificial Intelligence in Natural Sciences: neurodidactic intervention proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

LOMBARDO-BERTOLINI, Patricio; PIZARRO-HERRMANN, Álvaro; HERRERA-URIZAR, Gustavo  and  CISTERNAS-NEGRETE, Souly. Avaliação formativa, uso das TIC e articulação curricular na carreira de pedagogia filosófica e nos cursos de filosofia do ensino médio ou secundário no Chile. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22669.  Epub May 31, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22669.010.

O estudo analisa as percepções que os professores universitários e secundários têm sobre a avaliação formativa, o uso das TIC e a articulação curricular presente na carreira de pedagogia filosófica e nos cursos de filosofia do sistema escolar no Chile. A pesquisa é qualitativa e baseia-se na implementação de grupos focais, dos quais participaram professores de pedagogia filosófica de uma universidade chilena e professores de centros privados subsidiados de ensino médio ou secundário. Os resultados desta investigação lançam luz sobre as semelhanças e tensões discursivas que existem entre os diferentes atores do campo da educação universitária e secundária em torno da avaliação formativa, da tecnologia e da articulação curricular.

Keywords : Avaliação Formativa; TIC; Articulação Curricular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )